Você sabe dizer quais são os laudos do SST?

Primeiramente, os laudos do SST são documentos. Empresas que buscam garantir a segurança de seus funcionários, colaboradores e evitar multas, devem garantir que esses estão em dia.

Eles ajudam empresas a identificar possíveis riscos à saúde de seus colaboradores. Além disso, empresas orientam seus colaboradores a tomam medidas preventivas, e, ainda, evitar penalidades para empresas.

Mas, afinal, quais são esses laudos e por que eles são considerados tão importantes?

É isso que iremos explorar neste atrigo. Então, se você busca entender quais são os principais laudos do SST e como eles impactam o ambiente de trabalho, continue lendo.

O que são os laudos do SST e qual sua importância?

Os laudos do SST são documentos feitos por profissionais especializados, por exemplo engenheiros ou médicos do trabalho.

Esses documentos avaliam as condições do ambiente de trabalho de uma empresa, além de identificar riscos ocupacionais e estabelecer medidas para que acidentes sejam evitados, assim como doenças ocupacionais.

Para evitar multas e garantir um ambiente de trabalho seguro, é essencial manter esses laudos atualizados.

Além disso, fiscalizações do Ministério do Trabalho e outros órgãos reguladores muitas vezes exigem esses documentos das empresas.

Principais laudos do SST

Agora que você já sabe a importância desses documentos, vamos conhecer os principais laudos do SST exigidos pela legislação.

1. PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA tem como objetivo identificar e controlar os riscos ambientais no local de trabalho.

Então, ele avalia fatores como ruído, temperatura, produtos químicos, além de outras condições que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

Por isso, esse laudo é essencial para manter um ambiente de trabalho seguro e prevenir doenças ocupacionais.

2. PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

PCMSO foca na prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce de problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Portanto, ele exige exames médicos periódicos para monitorar a saúde dos colaboradores. Além disso, ele identifica doenças ocupacionais antes que elas piorem ou se espalhem.

3. LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

LTCAT é essencial para determinar se os trabalhadores estão expostos a agentes nocivos que possam garantir aposentadoria especial.

Ele é baseado em medições técnicas e deve ser elaborado por um engenheiro de segurança ou médico do trabalho.

4. Laudo de Insalubridade e Periculosidade

O laudo do SST de insalubridade e periculosidade identifica funções que expõem os trabalhadores a riscos que exigem pagamento de adicionais salariais.

Neste laudo, exposição de agentes químicos, físicos ou biológicos prejudiciais são englobadas no laudo de insalubridade.

Já atividades perigosas, como por exemplo o trabalho com inflamáveis são representados pelo laudo de periculosidade.

5. PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos

PGR substituiu o PPRA e tem um escopo mais amplo, incluindo a identificação, avaliação e controle de todos os riscos ocupacionais.

Por isso, o PGR exige medidas para evitar riscos e garantir a segurança de todos os trabalhadores.

laudos do SST

Como garantir a elaboração correta dos laudos do SST?

Os laudos elaborados corretamente, evitam problemas com fiscalizações e garantem a segurança da equipe. Veja algumas boas práticas:

  1. Busque por profissionais qualificados: Não são todos que podem fazer os laudos do SST. Então, busque por engenheiros e médicos do trabalho. Afinal, eles que são os responsáveis por criar os documentos.
  2. Atualize os laudos do SST constantemente: Revise periódicamente os laudos do SST. Assim, você garante que as condições atuais do ambiente de trabalho estão constando no documento.
  3. Implemente medidas preventivas: Os laudos do SST vão além da burocracia, por isso os utilize para melhorar as condições de segurança dentro da empresa.
  4. Capacite seus colaboradores: Instrua os trabalhadores sobre segurança e boas práticas para evitar acidentes.

Conte com a SST Mais

Manter os laudos do SST atualizados é uma obrigação legal e uma forma de garantir a segurança dos trabalhadores.

Sua empresa tem como obrigação garantir que esses documentos estão dentro da conformidade legal para previnir acidentes e, até mesmo, para evitar penalidades. Além disso, ao garantir que os laudos do SST estejam atualizados, você cria um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos!

Então, acesse SST Mais e encontre soluções especializadas para garantir que sua empresa esteja sempre em conformidade com as normas de segurança do trabalho.

 

 

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