Você sabe dizer quais são os laudos do SST?
Primeiramente, os laudos do SST são documentos. Empresas que buscam garantir a segurança de seus funcionários, colaboradores e evitar multas, devem garantir que esses estão em dia.
Eles ajudam empresas a identificar possíveis riscos à saúde de seus colaboradores. Além disso, empresas orientam seus colaboradores a tomam medidas preventivas, e, ainda, evitar penalidades para empresas.
Mas, afinal, quais são esses laudos e por que eles são considerados tão importantes?
É isso que iremos explorar neste atrigo. Então, se você busca entender quais são os principais laudos do SST e como eles impactam o ambiente de trabalho, continue lendo.
Os laudos do SST são documentos feitos por profissionais especializados, por exemplo engenheiros ou médicos do trabalho.
Esses documentos avaliam as condições do ambiente de trabalho de uma empresa, além de identificar riscos ocupacionais e estabelecer medidas para que acidentes sejam evitados, assim como doenças ocupacionais.
Para evitar multas e garantir um ambiente de trabalho seguro, é essencial manter esses laudos atualizados.
Além disso, fiscalizações do Ministério do Trabalho e outros órgãos reguladores muitas vezes exigem esses documentos das empresas.
Agora que você já sabe a importância desses documentos, vamos conhecer os principais laudos do SST exigidos pela legislação.
O PPRA tem como objetivo identificar e controlar os riscos ambientais no local de trabalho.
Então, ele avalia fatores como ruído, temperatura, produtos químicos, além de outras condições que podem afetar a saúde dos trabalhadores.
Por isso, esse laudo é essencial para manter um ambiente de trabalho seguro e prevenir doenças ocupacionais.
O PCMSO foca na prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce de problemas de saúde relacionados ao trabalho.
Portanto, ele exige exames médicos periódicos para monitorar a saúde dos colaboradores. Além disso, ele identifica doenças ocupacionais antes que elas piorem ou se espalhem.
O LTCAT é essencial para determinar se os trabalhadores estão expostos a agentes nocivos que possam garantir aposentadoria especial.
Ele é baseado em medições técnicas e deve ser elaborado por um engenheiro de segurança ou médico do trabalho.
O laudo do SST de insalubridade e periculosidade identifica funções que expõem os trabalhadores a riscos que exigem pagamento de adicionais salariais.
Neste laudo, exposição de agentes químicos, físicos ou biológicos prejudiciais são englobadas no laudo de insalubridade.
Já atividades perigosas, como por exemplo o trabalho com inflamáveis são representados pelo laudo de periculosidade.
O PGR substituiu o PPRA e tem um escopo mais amplo, incluindo a identificação, avaliação e controle de todos os riscos ocupacionais.
Por isso, o PGR exige medidas para evitar riscos e garantir a segurança de todos os trabalhadores.
Os laudos elaborados corretamente, evitam problemas com fiscalizações e garantem a segurança da equipe. Veja algumas boas práticas:
Manter os laudos do SST atualizados é uma obrigação legal e uma forma de garantir a segurança dos trabalhadores.
Sua empresa tem como obrigação garantir que esses documentos estão dentro da conformidade legal para previnir acidentes e, até mesmo, para evitar penalidades. Além disso, ao garantir que os laudos do SST estejam atualizados, você cria um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos!
Então, acesse SST Mais e encontre soluções especializadas para garantir que sua empresa esteja sempre em conformidade com as normas de segurança do trabalho.